Coordenador(a) : Profa. Dra. Ana Maria Capitanio
(13 meses/480 horas/EAD)
Em um momento de doença, levada à internação hospitalar, junto a toda equipe multidisciplinar do hospital, surge o psicólogo que compõe a função de escutar e acolher o sofrimento da pessoa, frente às principais dificuldades no que tange a esta situação. Enquanto a medicina visa curar a patologia, a psicologia hospitalar busca ressignificar a posição do sujeito frente à enfermidade e procura produzir uma melhora evolutiva psíquica em seu quadro. Neste contexto, é de fundamental importância que o psicólogo esteja capacitado para tratar das consequências emocionais motivadas por esse processo, sempre focados em um atendimento humanizado. O curso de Psicologia Hospitalar promove essa consciência em seus alunos, habilitando-os a aprender, ampliar e cumprir seu papel, considerando a conduta ética no desempenho de sua atividade.
Objetivos:
Objetivos:
- Formar profissionais preparados para oferecer auxílio psicológico a pacientes e seus familiares de forma especializada.
- Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos na área da saúde para o entendimento dos processos de adoecimento, com o intuito de auxiliar na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento, tomadas de decisão e reabilitação.
Público-alvo:
Psicólogos graduados, com registro no Conselho Regional de Psicologia.
Metodologia:
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, web conferências, chat com tutores, estudo de casos, entre outros.
Principais disciplinas:
- A criança hospitalizada
- A família do paciente
- Estratégias de Intervenção em Psicologia hospitalar
- Teorias psicológicas no hospital
Custo de 18x de R$ 239,00 válido para edital 2019/1.